Exportações de arroz geram receita de US$ 108 milhões no quadrimestre, com alta de 11%

 

Exportações de arroz geram receita de US$ 108 milhões no quadrimestre, com alta de 11%

 

Brasília –  As exportações brasileiras de arroz tiveram um crescimento de 11% no primeiro quadrimestre de 2016, em comparação com idêntico período de 2015 e totalizaram US$ 108,2 milhões. Os dados foram fornecidos pela pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz, (Abiarroz) e se baseiam em informações da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

As ações do projeto Brazilian Rice – parceria entre a Abiarroz e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de arroz beneficiado – têm participação relevante neste panorama positivo, como destaca Gustavo Ludwig, gerente do projeto. Nos mercados onde foram realizadas atividades de promoção comercial e de imagem a partir do Brazilian Rice, destaca Ludwig, é possível notar o crescimento mais expressivo dos números.

“Este é o caso do Peru, que comprou 62% a mais de arroz brasileiro em dólares em 2016 e onde Brazilian Rice e as empresas do país participam desde 2014 da feira Expoalimentaria”, afirma Ludwig, lembrando que a cotação do dólar, na casa dos R$ 4 no início do ano, também contribuiu para o resultado positivo das exportações do país de janeiro a abril.

Entre os mercados de destaque, o gerente cita ainda os Estados Unidos, onde as vendas saltaram de US$ 2,8 milhões para US$ 8,5 milhões neste período após seguidas missões de prospecção e feiras do projeto, e Arábia Saudita, um mercado em fase de consolidação para o arroz do Brasil (o país participa desde 2012 da feira Gulfood, uma referência para o Oriente Médio) e que cresceu 6% neste ano.

A expectativa é que no ano de 2016 o crescimento das exportações se mantenha, apesar da baixa significativa do câmbio e da redução de cerca de 14% da safra de arroz. “Procuramos compensar essas dificuldades com a prospecção de novos mercados, ampliação das ações no mercado-americano e inclusão de novas empresas no processo exportador”, destaca Ludwig, lembrando que mais de 50 países compraram o cereal brasileiro em 2016.

A próxima atividade do projeto Brazilian Rice é a participação na Rice Market & Technology Convention. Será entre os dias 31 de maio e 2 de junho em Houston, Texas, quando o arroz brasileiro terá um amplo e exclusivo espaço de relacionamento e fortalecimento de imagem com públicos estratégicos para o crescimento das exportações junto ao mercado dos Estados Unidos, do Caribe e América Central.

 

Fonte: Apex-Brasil

 

 

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