Empresas familiares e corrupção brasileira

Empresas Familiares e Corrupção Brasileira.

Uma das razões da corrupção no Brasil é que nós ainda não fizemos a transição da empresa familiar, onde um dono manda, para uma empresas de Capital Democrático, chamado erroneamente de Capital Aberto.

Empresas de Capital Democrático, não tem dono controlador que manda em tudo, como na Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Norberto Odebrecht, Queiroz Galvão e Mendes Júnior, todas envolvidas na corrupção da Petrobras, ao ponto de serem suspensas.

Note que todos têm até o nome do Dono, como isto fosse importante.

A IBM diz o que faz, e apesar de ser o maior fornecedor de computadores para o governo Brasileiro, jamais aparece como pagador de propinas. Não precisa.

Empresas de Capital Democrático, como a IBM, não tem um dono controlador, mas dezenas de milhares de pequenos acionistas, onde 51% teriam de concordar em maximizar o lucro correndo o risco da corrupção.

Estas empresas são dirigidas por Administradores, que recebem salário elevados e não têm incentivos para maximizar lucro via corrupção. Não compensa.

Não é por acaso, que do outro lado da corrupção, a Petrobras, também é uma empresa com dono só, o Ministro da Fazenda e a Presidência da República.

Na Administração Responsável das Nações, jamais permitiríamos que empresas estatais, como a Petrobras, Eletrobras, Vale do Rio Doce, tivessem ações sem direito de voto.

Empresas estatais que dividem seus acionistas em duas classes.

A classe de cima, que manda, e a classe do andar de baixo que não pode votar ou opinar, como na escravatura.

Infelizmente a lei 7988 de 1945, que mandou fechar todas as nossas escola de administração, sic, impediu a transição no Brasil da empresa familiar para a empresa profissional.

Esta mesma lei é uma das razões da perpetuação da empresa familiar, do empresário manda chuva, das inúmeras falências de empresas familiares, como a Matarazzo, por falta de corpo técnico, que não temos até hoje por sinal.

A maioria das faculdades de administração, criadas somente a partir 1998, tem como “donos” engenheiros de produção, e adivinhem, economistas.

Volto a mesma tecla, a corrupção, o baixo crescimento, a ineficiência, nossa probreza, advém do fato que o Brasil nunca criou a instituição moderna chamada Administrador Profissional, como nos demais países.

Esta instituição implica na criação de Faculdades de Administração sérias e não estas notoriamente caça níqueis, e não seu fechamento como em 1946.

Já leu o parágrafo 9 da lei? Ainda não ?

Esta Instituição, para quem acredita que países são criadas via suas instituições, Implica em pesquisa continuada em Administração, jornalismo Administrativo, Ministérios de Recursos Humanos, valorização do Administrador e seus conhecimentos.

Algo que não desenvolvemos.

Uma das minhas mágoas, que infelizmente acabo externando nestes comentários, é que apesar de ser um dos primeiros brasileiros a se formar pela Harvard Business School, e de ser um dos maiores especialistas nas Melhores e Maiores empresas brasileiras, nunca fui procurado por um Ministro da Fazenda, Senador, Deputado Federal, para dar uma singela opinião.

Se Guido Mantega se sente rejeitado num restaurante, imagine eu ao longo destes 40 anos.

Também nunca fui convidado por FHC, Lula ou Dilma, a fazer parte de uma comitiva no exterior apesar de ter escrito um best seller na Amazon, Brazil The Economic Boom.

Não conheço um embaixador brasileiro no exterior, um general, um dono de jornal, devo ser confuso ou escrever mal.

E aí vem um Guido Mantega reclamar que se sente injustiçado.

http://blog.kanitz.com.br/atrasou/

http://blog.kanitz.com.br/atrasou/%3C/div%3E

Poucos historiadores relatam nos livros de História uma lei que atrasou o Brasil em pelo menos 30 anos. Uma lei que explica porque somos um país atrasado,…
BLOG.KANITZ.COM.BR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s